OpenAI forçada a abandonar planos para se tornar com fins lucrativos

A OpenAI pode estar arrecadando dinheiro para investidores, mas graças em parte ao ex-cofundador Elon Musk, a empresa não terá fins lucrativos tão cedo.

Em uma postagem no blog esta semana, a empresa administrada por Sam Altman anunciou que permaneceria sob o controle de seu conselho de administração original sem fins lucrativos enquanto muda seus esforços de reestruturação planejados de seu braço com fins lucrativos.

“Nossa LLC com fins lucrativos, que está sob a organização sem fins lucrativos desde 2019, fará a transição para uma Corporação de Benefício Público (PBC)”, diz o post, que é uma “estrutura empresarial orientada por propósitos que deve considerar os interesses dos acionistas e da missão”.

Embora Musk não tenha sido nomeado, essa alusão à “missão” – a construção de inteligência artificial geral (AGI) que “beneficia toda a humanidade” – remonta ao processo do bilionário alegando que a OpenAI se desviou desse propósito ao lançar inicialmente seu braço com fins lucrativos em 2019 após sua saída.

A OpenAI afirma em seu post que tomou a decisão de permanecer sob o controle do conselho sem fins lucrativos – o mesmo que demitiu Altman no final de novembro de 2023, apenas para reintegrá-lo alguns dias depois – “depois de ouvir líderes cívicos e se envolver em um diálogo construtivo com os escritórios do Procurador-Geral de Delaware e do Procurador-Geral da Califórnia”.

Missão Impossível

Elon-Musk-contra-Sam-Altman-OpenAI
Elon Musk contra Sam Altman – OpenAI

No final de dezembro passado, em meio ao processo em andamento de Musk que foi inicialmente aberto em março de 2024, a empresa anunciou seus planos de se reestruturar em um PBC que a ajudaria a “levantar mais capital do que imaginávamos” enquanto permanecia em missão.

Esse plano, como relata a CNN, levantou alarmes sobre como a OpenAI equilibraria a arrecadação de rios de dinheiro com sua missão benéfica da AGI. Parece que este último movimento é sua resposta – embora, de acordo com o advogado de Musk, Marc Toberoff, o anúncio do PBC “não mude nada”.

“O anúncio da OpenAI é uma esquiva transparente que não aborda as questões centrais: ativos de caridade foram e ainda serão transferidos para o benefício de pessoas privadas”, disse Toberoff em um comunicado fornecido à Bloomberg. A missão fundadora continua traída.”

Em uma refutação ao mesmo veículo, um insider da OpenAI rebateu Musk e seu “processo infundado”, que “só prova que sempre foi uma tentativa de má-fé de nos atrasar”.

Acusações à parte, isso ainda está muito longe de transformar a OpenAI em um empreendimento com fins lucrativos de boa-fé – e, independentemente do que a empresa afirme, o processo quase certamente baseado em ciúmes de Musk desempenhou um papel para garantir que isso não aconteça.

Mais sobre os movimentos de Elon Musk: Bill Gates acusa Elon Musk de “matar as crianças mais pobres do mundo”

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *